Duas cidades, duas escolas, uma mesma conquista: um novo contingente de “Agentes AGEMS em Ação”, com conhecimento e entusiasmo para colocar em prática o que aprenderam sobre saneamento básico e os impactos que a atitude de cada um tem no dia a dia de todos.
Em Bonito, durante o projeto da Agência Estadual de Regulação chamado “AGEMS Perto de Você”, oficinas realizadas pela Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos certificaram cerca de 120 estudantes das séries finais do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz da Costa Falcão, do município, e da Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino, da vizinha Jardim. Interligadas pela paisagem exuberante e pelos atrativos de ecoturismo que encantam milhares de pessoas do Brasil e do exterior, as duas cidades também se uniram na ação de educação ambiental com foco em saneamento básico.
“Ficamos muito felizes por vocês terem aceitado nosso convite. A AGEMS trouxe hoje mais de 30 serviços para a população. E trouxe esse conteúdo importantíssimo sobre saneamento, sobre o nosso papel, sobre os direitos e as obrigações de cada usuário, e sobre a própria realidade do município nos cuidados com os resíduos sólidos”, disse a diretora Iara Marchioretto.
Com a participação de estudantes e professores, a manhã de quinta-feira (7) foi de muito aprendizado, debates e compromissos para incentivar, fiscalizar e estimular dentro e fora da escola a mudança de comportamento. Em pauta, temas essenciais como a coleta, descarte de resíduos, reciclagem, reuso, água, esgoto, drenagem, direitos e deveres na utilização do saneamento básico.
Aos 11 anos, Pedro Henrique Soares Rangel era puro entusiasmo com as apresentações. Sentado na primeira fila, o aluno do 6º ano fez questão de compartilhar o que já sabia e questionar quando tinha dúvidas. “Eu achei muito interessante saber que um quilo de remédio descartado errado no lixo prejudica muitas casas, porque contamina 400 milhões de litros de água!”, revelou surpreso, citando um dado que aprendeu na oficina.
Aprendizado amplo e transversal
Para a professora de Biologia Ana Claudia de Almeida, o grande valor do trabalho educativo é esse: mostrar para os estudantes a aplicação prática e os impactos reais na própria cidade e na própria casa.
O secretário de Meio Ambiente de Bonito, Thyago Sabino, disse que a iniciativa educativa da AGEMS foi importante porque se alinha com projetos que o município vem desenvolvendo com estudantes. Um deles, uma campanha anual que irá receber descarte de eletrônicos.
Acompanhando a turma de 40 jovens do 9º ano que viajou 60 quilômetros desde Jardim para participar da oficina, a professora de Língua Portuguesa Rosana Fernandes conta que o grupo veio entusiasmado. “É um tema muito importante e quem tem que estar presente dentro da escola”, elogia.
Além das oficinas de certificação dos “Agentes AGEMS em Ação”, voltadas para os alunos maiores, os pequenos também tiveram espaço no aprendizado de saneamento, com brincadeiras lúdicas, óculos de realidade virtual, distribuição de gibis e cartilhas.