Campo Grande (MS) – A Agepan inicia nesta sexta-feira (13/02) uma fiscalização mais intensiva sobre o transporte de passageiros em função do feriado de carnaval. A operação vai ocorrer tanto nos terminais rodoviários quanto nas estradas.
De acordo com o diretor de Normatização e Fiscalização da agência, Ayrton Rodrigues, o trabalho dos fiscais, que já é contínuo, ganha reforço para garantir que empresas concessionárias e operadores autônomos cumpram as regras de segurança e qualidade do transporte de pessoas. Outro foco é combater o transporte clandestino, inclusive aquele realizado ilegalmente por carros de passeio, situação comum principalmente entre a Capital e cidades mais próximas.
No transporte regularizado, os fiscais terão atenção especial a quesitos como limpeza dos ônibus e vans, lotação no número permitido em cada carro e a disponibilidade de veículos registrados e vistoriados. Veículos em más condições de higiene e limpeza, superlotados ou que não tenham passado pelo aval técnico da Agência serão autuados.
Com o aumento da demanda, as empresas costumam colocar carros extras para rodar. A fiscalização também vai conferir se essa maior oferta informada no sistema pelo transportador está sendo cumprida na prática.
“Nesse período, em razão do aumento de pessoas viajando, algumas inconformidades podem aparecer. A fiscalização vai atuar para coibir todas essas irregularidades e é importante que o passageiro também esteja atento e tome precauções”, orienta Rodrigues. O diretor chama a atenção também para a importância do passageiro adquirir a passagem com a maior antecedência possível, permitindo que as empresas se programem e disponibilizem a quantidade de veículo adequada.
A operação abrange Campo Grande e entorno, na direção de todas as regiões; o sudoeste, incluindo Bonito e cidades por onde o passageiro chega e sai desse destino turístico internacional; as cidades da região norte, englobando os pontos de grande fluxo de turistas e vizinhanças; diversas cidades da Grande Dourados; na fronteira, Ponta Porã e os principais municípios vizinhos; acesso à região do Pantanal, desde Aquidauana até Corumbá; e também a região Leste, especialmente na maior cidade, Três Lagoas.