Furto de energia é um crime que todos pagam

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 24, 2015 as 12:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – O custo da energia elétrica, da geração até chegar na casa de cada cidadão, é dividido entre todos os consumidores. Todos pagam pela energia gerada, transmitida e distribuída. Assim, todos os consumidores também pagam pela energia que é furtada. Fique atento a essas dicas daAgepan.

            O que é o furto de energia?

O furto é o popularmente chamado “gato”, que alguns fazem para não pagar energia elétrica. Esse custo acaba caindo na conta de todos os usuários.

O que acontece com quem furta energia elétrica?

Furtar energia é crime para quem o pratica e pode dar até quatro anos de cadeia, além de multas.

A alteração que algumas pessoas fazem no medidor de energia é também considerado furto. Se o lacre do medidor estiver rompido o responsável poderá ser multado.

O que fazer?

Além de manter regularizada a própria ligação, é importante cada consumidor denunciar à companhia de energia sempre que tiver conhecimento de um “gato”. Essa é a atitude correta e evita que a conta de luz chegue mais cara.

Não rompa o lacre do medidor, pois isso pode gerar multas e outros constrangimentos.

Entenda melhor

As distribuidoras registram elevadas perdas anuais, tanto técnicas quando comerciais. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, estima-se que, no Brasil, as perdas na rede de distribuição elétrica são responsáveis por cerca de 15% da energia comprada pelas distribuidoras.

As perdas comerciais – que incluem o furto e a fraude - refletem diretamente no aumento da tarifa, como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.

furto de energia_crime que todos pagam_reduz

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.