AGEMS em parceria com concessionária aborda técnicas sustentáveis de podas de galhos e árvores em redes elétricas

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 20, 2022 as 11:29 | Voltar

Iniciativa da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) em parceria com a distribuidora de energia elétrica Energia, realizou na terça-feira (16), evento institucional sobre técnicas e melhores soluções sustentáveis para o serviço de poda de galhos e árvores próximas às redes elétricas nos municípios do Estado, bem como o manejo e plantio correto de árvores na rede urbana e rural.

O evento reuniu representantes dos municípios de Amambai, Naviraí, Juti, Mundo Novo, Iguatemi, Tacuru, Eldorado, Paranhos e Aral Moreira, além da equipe técnica da Agência Reguladora e da Energisa.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, reafirma o compromisso da Agência através de parcerias com o único objetivo que é mediar, regular e fiscalizar os serviços para atender da melhor forma a população.

A reunião que aconteceu em Naviraí é um exemplo claro da situação. A cidade é uma das que mais sofrem com problemas climáticos, ventos fortes e chuvas intensas durante o ano e consequentemente interrupções na rede de energia elétrica.

De acordo com o índice do turismo, o município passa por variações sazonais pequenas de ventos ao longo do ano com velocidade horária média. O mês de ventos mais fortes na cidade ocorre em setembro, com 12,7 quilômetros por hora de velocidade média. As chuvas também são fatores que fortalecem o problema: chove ao longo do ano inteiro em Naviraí.

O diretor de Gás e Energia da Agência, Valter Almeida da Silva, explica que com o novo modelo de gestão e inovação da AGEMS, novas estratégias estão sendo realizadas para garantir a qualidade dos serviços.

“A Agência trabalha com a regulação responsiva. O foco é o atendimento com qualidade ao consumidor por meio de fiscalização ou ações que vão prevenir problemas futuros. Com essa estratégia de trabalho, identificamos a questão e necessidade do manejo e a arborização urbana correta nos municípios e um estudo para a solução do problema que vai além da poda das árvores”, comenta.

LOGÍSTICA
Na ocasião, a equipe técnica da concessionária apresentou de forma orientativa os procedimentos adequados e soluções eficazes, incluindo os serviços de poda para reduzir as interrupções do fornecimento de energia, prevenção de acidentes, a fim de manter a integridade da vegetação e atender as normas ambientais.

O diretor técnico e comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, explica que como uma das estratégias de melhoria, a Energisa com apoio da Autarquia propõe um convênio com as prefeituras que vai facilitar os trabalhos e reduzir o problema, sempre frisando a importância dos municípios levarem em consideração as regras de urbanismo e o manejo correto da vegetação.

"É uma ajuda mútua. Com esse convênio, conseguiremos passar mais um ano com menos interferência em nossas redes. O objetivo é fazer o manejo correto, o plantio certo para evitar problemas na rede elétrica e com essa prevenção todos ganham", explica.

O convênio ainda está em fase de construção e já estão sendo feitas as tratativas junto com as secretarias do Meio Ambiente de cada município para formalizarem o documento que simboliza essa união de esforços. Esse modelo continua, e a AGEMS estenderá o evento para alcançar outras regiões do Estado. A previsão é que para ainda este trimestre, seja realizado um novo evento em Campo Grande.

Publicado por: Bruna Aquino