No Dia da Água, entenda como funciona a fiscalização da AGEMS para manter o padrão e a qualidade no MS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 22, 2022 as 08:14 | Voltar

Nesta terça-feira, 22 de março, dia em que se celebra o Dia Mundial da Água, a AGEMS, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, destaca como funciona o método de fiscalização utilizado para manter o padrão de qualidade da água para consumo humano em Mato Grosso do Sul.

O diretor-presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto de Assis, comenta que o papel da AGEMS é fundamental neste sentido para regular os serviços “de forma que leve ao cidadão sul-mato-grossense, água potável e própria para o consumo”, afirma.

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, Leandro Caldo, a Agência trabalha com dois métodos eficazes de fiscalização: a de monitoramento e a programada.

Fiscalização por Monitoramento
Esse serviço é um acompanhamento contínuo das informações da qualidade da água bruta e tratada para que seja distribuída adequadamente, atendendo aos padrões citados acima como a potabilidade, qualidade e eficiência, além da análise dos percentuais de atendimento urbano de cada serviço, índices de perdas na distribuição de água, no hidrômetro e no tratamento de esgoto.

Fiscalização Programada
Esta ação de fiscalização é realizada in loco nas unidades de produção de água - poços e mananciais superficiais - visando identificar as possíveis fontes de contaminação. A avaliação das unidades de tratamento de água e laboratoriais se atendem aos parâmetros estabelecidos em normas regulamentadoras e legislações vigentes.

“Nestas fiscalizações, verificamos todas as instalações para identificação de vazamentos, visando redução e controle de perdas de água. Verificamos também os padrões de lançamento de efluentes tratados nos mananciais superficiais, com vistas a preservação da qualidade da água”, explica.

Iara Marchioretto, diretora de Saneamento e Resíduos Sólidos da AGEMS, em entrevista, explicou como é realizado o trabalho de regulação e fiscalização da Agência no Estado.

“Não basta a água ser limpa, sem cheiro, é preciso que ela esteja livre de produtos químicos que fazem mal à saúde. Então nos contratos de programas, que é assim que nós chamamos, estão estabelecidas as metas – entre elas o índice de qualidade da água, o chamado IQA”, conta.

A diretora explica que para compor este IQA as equipes acompanham os insumos que estão depositados na água.

“É claro que nós não vamos fazer a análise diretamente, mas vamos acompanhar os relatórios que são emitidos das amostras coletadas e tratadas. Neste sentido, havendo qualquer distorção a AGEMS vai atuar imediatamente para a melhoria da qualidade do serviço”, finaliza.

Parceria de sucesso
Recentemente, a AGEMS assinou um termo de cooperação em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, da Secretaria de Saúde (SES), para a troca de informações e a melhor análise da qualidade da água para consumo humano nos municípios atendidos pela Sanesul – empresa de saneamento do Estado que atualmente presta serviço em 68 municípios.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.