No Dia da Árvore, AGEMS realiza o plantio de novas mudas no Arco dos Ipês 

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 20, 2022 as 10:43 | Voltar

Ação Ambiental dará reforço as mudas plantadas no Parque dos Poderes em maio  

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, a AGEMS, em parceria com órgãos e concessionárias parceiras, vai realizar o plantio de novas mudas no Arco dos Ipês  inaugurado em maio no mês do Meio Ambiente. 

A ação ambiental em alusão ao Dia da Árvore visa conscientizar a população a respeito da preservação desse bem tão valioso com papel importante dentro do Meio Ambiente. Além de reduzir os custos de energia, o cultivo da árvore melhora o gerenciamento de águas pluviais e controla erosões, absorvem o gás carbônico, liberam oxigênio, melhorando a qualidade e umidade do ar, além de absorver ruídos e o barulho na cidade. 

Conhecida pela cultura de plantar árvores, Campo Grande, a Capital Sul-mato-grossense foi considerada por dois anos consecutivos, uma das cidades mais arborizadas do mundo pela rede Tree Cities of the World. O título foi concedido às cidades que se comprometem a cultivar e a manter florestas urbanas. 

De acordo com o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, é preciso cuidar do Meio Ambiente constantemente e o plantio no Arco dos Ipês será reforçado para repor mudas que foram perdidas. 

“Quero convidar vocês, dia 21 de setembro, no Arco dos Ipês, vamos replantar mudas que plantamos há uns 3 meses. Sabíamos que teria alguma perda e preocupados em zelar por nossas árvores, iremos fazer mais uma ação no Parque dos Poderes ao lado da Secretaria de Educação”, comenta Assis. 

A diretora de Inovação e Relações Institucionais da Autarquia, Rejane Monteiro, destaca mais uma participação e interação das crianças no zelo com o Meio Ambiente. 

“A AGEMS tem trabalhado novas estratégias para estar mais próximo ao cidadão em todas as áreas de regulação, principalmente ao nosso Meio Ambiente. Temos trabalhado também com as crianças de uma forma leve e lúdica”, afirma.

História
O Ipê é a árvore símbolo do Estado sul-mato-grossense por meio da lei 5.228, de 16 de junho de 2018. É a árvore mais encontrada nas ruas e que na sua estação traz ainda mais beleza e encanta a população. A espécie tem origem da língua indígena tupi e significa casca dura, também conhecida como pau d’arco, já que antigamente os índios utilizavam a madeira dessas árvores para fazerem os seus arcos de caça e defesa. 

A diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto, comenta que nesta ação terá uma novidade: as mudas serão adotadas e terão placas de identificação. 

“Cada muda terá uma plaquinha homenageando alguém que será padrinho ou madrinha daquela árvore incentivando cada pessoa a zelar por esse bem tão precioso. Neste ano, será realizada uma homenagem especial à arquiteta e servidora Zuleide Simabuco Higa, que faleceu no início do mês em Campo Grande. Também serão homenageadas as escolas CEI ZEDU, Professor Tito e Escola Estadual Emygdio Campos Widal bem como o Projeto Florestinha e TamoJuntinho. O Arco dos Ipês é um presente para Campo Grande e está sendo cuidado por todos nós”, finaliza. 

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.