O novo posicionamento estratégico e a modernização dos serviços regulados projetam a AGEMS, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, para o futuro. Cases de sucesso, o fortalecimento dos canais de comunicação e a ampliação da estrutura são resultados positivos em quase dois anos da nova gestão.
As mudanças ocorreram para dar uma nova identidade mais sul-mato-grossense à Agência Reguladora, começando pela sigla, que passou de Agepan para AGEMS. Desde dezembro de 2021, a nova nomenclatura está presente na documentação formal, nas redes sociais, nas peças de comunicação e apresentada a cada cidadão.
Para o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis, essa estratégia proporciona maior segurança ao setor regulado. “Como também aos usuários, buscando efetividade, previsibilidade e transparência no cumprimento da missão, visão e objetivos estratégicos da AGEMS”, afirma Assis.
Agenda Regulatória e a ampliação da estrutura consolidaram a modernização operacional dos serviços. Nova frota de veículos, uniformes modernos, coletes a prova de balas, uso da tecnologia com rádios e drones, são alguns dos investimentos realizados.
A AGEMS estreitou e fortaleceu o contato com os cidadãos através da modernização dos canais de comunicação, principalmente com a criação do WhatsApp da Ouvidoria, disponível 24h. O objetivo é sempre atender de forma rápida e objetiva, dúvidas e reclamações em relação aos serviços prestados pelas concessionárias e dar transparência nas atividades.
Modernização e sustentabilidade
Em rodovias, transporte de passageiros, geração sustentável de energia e saneamento básico, os avanços estão ajudando a promover o desenvolvimento da infraestrutura, com a preservação ambiental. E a consolidação nessas atividades alavanca a atuação em novos setores oriundos das concessões e parcerias promovidas em Mato Grosso do Sul.
Os resultados das inovações já aparecem para o cidadão. Na concessão da MS-306, a regulação foi além do trabalho técnico e vem gerando benefício social, por meio do Projeto Fazenda Corredor, parceria com produtores que resulta em assistência para entidades diversas. Com a expertise na regulação do contrato da MS-306, a Agência também vai absorver as novas concessões rodoviárias da MS-112 e trechos das BRs 158 e 436.
Na Capital, dois dos principais pontos de comércio popular tradicional ganharam programa de Eficiência Energética. Recentemente lançados no Camelódromo e no Mercadão, os projetos beneficiam comerciantes e o público de mais de 5 mil pessoas que circulam por cada um desses espaços.
Junto com a infraestrutura, o desenvolvimento sustentável ganhou destaque. Propostas que visam transformar o que era lixo em reaproveitamento fazem parte de importantes projetos já ativos. Convênios com os Municípios avançam na correta gestão dos resíduos sólidos, o descarte adequado e reaproveitamento de material que antes ia para lixões. Além disso, a Regulação Sunshine e Saneamento Rural também são destaques nas propostas de sustentabilidade da Agência Reguladora.
Fotos: Cleidiomar Barbosa