Ação da AGEMS priorizou orientação e monitoramento estratégico para garantir segurança dos passageiros durante o período festivo
A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) concluiu a Operação Carnaval Seguro com a abordagem de 232 veículos do transporte intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul. A ação, iniciada no dia 13 de fevereiro, teve como foco a fiscalização preventiva, com base em inteligência de dados e atuação em pontos estratégicos de maior demanda.
Durante a operação, foi registrada uma apreensão e lavrados três autos de infração.
O resultado indica um cenário de conformidade do setor e reforça a importância do trabalho contínuo de orientação e monitoramento realizado pela Agência. Para o presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a iniciativa reforça o papel institucional na proteção dos usuários.
“A Operação Carnaval Seguro reforça o compromisso da AGEMS com a proteção da vida e a qualidade dos serviços de transporte. Atuamos de forma estratégica, com planejamento e integração institucional, para garantir que a população pudesse se deslocar com segurança durante o período festivo”, diz. “O resultado demonstra a efetividade de uma atuação preventiva e orientativa”.
A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, destaca o uso de inteligência operacional na execução das ações.
“Nosso foco foi a fiscalização qualificada, baseada em inteligência de dados e na presença das equipes em pontos estratégicos. Acredito que a baixa incidência de irregularidades indica que o trabalho de orientação ao setor e o acompanhamento contínuo das operações têm contribuído para a melhoria dos serviços e para a segurança dos passageiros”
As ações foram fortalecidas por investimentos recentes em tecnologia e equipamentos estratégicos, que ampliaram a capacidade de monitoramento, inteligência e fiscalização da Agência, permitindo respostas mais rápidas e maior eficiência nas operações em campo.
“O planejamento antecipado e a atuação estratégica permitiram uma abordagem mais eficiente e orientativa junto aos transportadores. Os números refletem um cenário de conformidade, resultado do trabalho preventivo das equipes e da conscientização quanto à importância do cumprimento das normas”, destaca a coordenadora Aline Melo.
A ação também foi realizada em parceria com órgãos de segurança e fiscalização, com apoio da Assessoria Militar da Agência. Para o chefe da unidade, coronel Waldir Acosta, a junção entre novos instrumentos, tecnologia e integração entre as instituições amplia a efetividade das operações.
“Quando as ações são planejadas de forma integrada e com compartilhamento de informações, conseguimos otimizar recursos e ampliar a capacidade de prevenção, garantindo mais segurança para os usuários do transporte”.

