• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Sobre a Agems
    • A Agência
    • Missão, Visão e Valores
    • Organograma
    • Diretoria-Executiva
    • Estrutura Organizacional – Contatar os setores
    • Legislação Institucional
    • Código de Ética
    • Lei Geral de Proteção de Dados
    • Relações Institucionais
  • ACESSO À INFORMAÇÃO
  • Carta de Serviços ao Usuário
  • LGPD
  • OUVIDORIA
  • Artigos

Ouvidores do setor elétrico compartilham boas práticas e experiências em encontro nacional

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 17, 2019 as 09:40 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Profissionais que atuam nas Ouvidorias das distribuidoras de energia e dos órgãos que as fiscalizam trocam experiências e discutem práticas de inovação. Eles participam do XVIII Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico, que começou na quarta-feira e termina hoje (17), em Vitória (ES). A responsável pela Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), Nauristela Damasceno, integra as discussões, que acontecem anualmente e buscam trazer oportunidade de nivelamento dos conceitos das melhores práticas no setor.

A cada edição os participantes têm oportunidade de compartilhar iniciativas inovadoras para aprimoramento dos processos e procedimentos das distribuidoras de energia elétrica.

“Um dos pontos mais importantes é a interação entre os três eixos de ouvidorias: o das distribuidoras, da Superintendência de Mediação Administrativa Setorial da Aneel – que tem papel macro na regulação – e das estaduais como a nossa, que atuam em convênio com a Aneel”, destaca a representante da Agepan. Com foco na divulgação de boas práticas de trabalho, o encontro trouxe mais uma vez exemplos de projetos que as ouvidorias das distribuidoras lançaram em suas áreas de concessão e que podem ser replicados para outras. “Para nós, da agência estadual, é muito interessante conhecer como os setores de ouvidoria das prestadoras do serviço que estão no topo das boas práticas lidam com os clientes, como é seu trabalho na interação com as demais áreas técnicas no que se refere a melhoria de processos, a mudança de cultura e de práticas, não apenas para cumprir a legislação, mas para atender a demanda de seus consumidores”.

Regulação

O XVIII Enose também trouxe novas práticas adotadas pela Aneel na simplificação do contato do setor de Ouvidoria/Mediação com o consumidor. “É um projeto bem interessante, que está em andamento, focado em utilizar linguagem mais simplificada, menos técnica. Percebemos, com satisfação, que é uma iniciativa semelhante à que a Ouvidoria da Agepan começou recentemente a adotar em outros serviços que regulamos, como o saneamento básico e o transporte de passageiros”, destaca Nauristela Damasceno. “Empiricamente, iniciamos a experiência de utilizar textos de respostas mais curtos, com menos tecnicidade. Com o projeto disseminado pela Aneel vamos ter dados científicos para fundamentar essa prática”, completa.

 

Publicado por: Gizele Oliveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • ALEMS aprova por unanimidade, indicação da jornalista Rejane Monteiro para Diretoria de Inovação e Relações Institucionais da AGEMS
  • Ação da AGEMS inibe circulação de veículos clandestinos em viagem intermunicipal
  • Pela primeira vez em 20 anos, AGEMS divulga Agenda Regulatória para 2022-2023 
  • Reconhecimento à força criativa marca celebração do Dia das Mães para servidoras da AGEMS
  • Modelo de gestão inédito da AGEMS vai garantir melhor desempenho dos serviços regulados para 2022
  • AGEMS atualiza convênio que garante repasses para serviço de segurança pública na rodovia MS-306
  • Fiscalização da AGEMS no transporte também é eficaz no combate ao clandestino interestadual
  • Com participação da AGEMS, Campanha Maio Amarelo mobiliza cuidado coletivo pela segurança no trânsito
  • AGEMS inspeciona programa de universalização que leva energia e qualidade de vida para mais de 2 mil famílias no Pantanal
  • MS-306 ganha neste ano mais 78 km de acostamento e radares para segurança do tráfego
  • Facebook
  • Instagram
  • Radio
Contato

Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul – AGEMS
Av. Afonso Pena, 3.026
Fone: (67) 3025.9500
CEP 79002-075
Campo Grande-MS
Atendimento das:
7:30 às 17:00

Ouvidoria

0800 600 0506

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.