Para garantir a qualidade na distribuição, Agepan realiza fiscalização do sistema de gás canalizado

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 5, 2021 as 12:09 | Voltar

Fiscalização é parte do plano anual de atividades e metas, que verifica as condições operacionais da MSGÁS 

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul -Agepan, realizou entre os dias 4 e 5 de novembro em Campo Grande, a fiscalização anual do sistema de distribuição de gás natural canalizado da Companhia fornecedora para o  Estado – MSGÁS. 

A inspeção é realizada anualmente e tem como objetivo atender o Plano de Atividades e Metas do Setor de Gás Canalizado para 2021 avaliando a qualidade e as condições operacionais, de manutenção e de segurança. 

Foram verificadas as condições de operação das instalações e do City Gate – a estação de transferência de custódia do gás natural da transportadora para a distribuidora MSGás.

Neste ano, foi retomado o fornecimento à Usina William Arjona, JBS e ampliou o atendimento às indústrias do Indubrasil. Nesta quinta-feira (5), foi concluído o setor urbano da fiscalização. 

Para o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, cada fiscalização é necessária para manter o serviço de qualidade e uma entrega mais eficaz para os consumidores de gás natural de Mato Grosso do Sul. 

Como funciona?
O trabalho é realizado pela equipe da Câmara Técnica de Gás Canalizado, Hailton Vasconcelos e Luiz Braz  acompanhado do diretor de Gás, Energia e Aquário da Agência, Valter Almeida da Silva, além dos coordenadores, técnicos e gerentes da companhia. 

A coleta de dados e informações inclui verificação nas instalações e sistemas e também visita a clientes dos diversos segmentos – industrial, comercial, residencial, veicular e de cogeração (que utiliza o gás como insumo para gerar energia elétrica).

“Serão fiscalizadas, por exemplo, as estações de reduções primárias e secundárias, onde serão observadas as condições de operação, bem como a integridade física das instalações e aspectos relacionados à conservação e segurança”, explica o diretor Valter da Silva.

Segurança

Outro ponto a ser conferido é o sistema de odorização, etapa da distribuição responsável por adicionar “cheiro” ao gás, um mecanismo importante para a percepção de possíveis vazamentos. Também serão verificadas as condições dos avisos de segurança e da manutenção dos trajetos das redes de gás, que devem ser rigorosamente sinalizados e bem conservados.

Resultados
As informações colhidas serão analisadas posteriormente e os resultados apurados indicarão se há eventualidades ou não, para que haja recomendações em relatório final de fiscalização.

 

Bruna Aquino e Gizele Oliveira 

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.