Fiscalização é parte do plano anual de atividades e metas, que verifica as condições operacionais da MSGÁS
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul –Agepan, realizou entre os dias 4 e 5 de novembro em Campo Grande, a fiscalização anual do sistema de distribuição de gás natural canalizado da Companhia fornecedora para o Estado – MSGÁS.
A inspeção é realizada anualmente e tem como objetivo atender o Plano de Atividades e Metas do Setor de Gás Canalizado para 2021 avaliando a qualidade e as condições operacionais, de manutenção e de segurança.
Foram verificadas as condições de operação das instalações e do City Gate – a estação de transferência de custódia do gás natural da transportadora para a distribuidora MSGás.
Neste ano, foi retomado o fornecimento à Usina William Arjona, JBS e ampliou o atendimento às indústrias do Indubrasil. Nesta quinta-feira (5), foi concluído o setor urbano da fiscalização.
Para o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, cada fiscalização é necessária para manter o serviço de qualidade e uma entrega mais eficaz para os consumidores de gás natural de Mato Grosso do Sul.
Como funciona?
O trabalho é realizado pela equipe da Câmara Técnica de Gás Canalizado, Hailton Vasconcelos e Luiz Braz acompanhado do diretor de Gás, Energia e Aquário da Agência, Valter Almeida da Silva, além dos coordenadores, técnicos e gerentes da companhia.
A coleta de dados e informações inclui verificação nas instalações e sistemas e também visita a clientes dos diversos segmentos – industrial, comercial, residencial, veicular e de cogeração (que utiliza o gás como insumo para gerar energia elétrica).
“Serão fiscalizadas, por exemplo, as estações de reduções primárias e secundárias, onde serão observadas as condições de operação, bem como a integridade física das instalações e aspectos relacionados à conservação e segurança”, explica o diretor Valter da Silva.
Segurança
Outro ponto a ser conferido é o sistema de odorização, etapa da distribuição responsável por adicionar “cheiro” ao gás, um mecanismo importante para a percepção de possíveis vazamentos. Também serão verificadas as condições dos avisos de segurança e da manutenção dos trajetos das redes de gás, que devem ser rigorosamente sinalizados e bem conservados.
Resultados
As informações colhidas serão analisadas posteriormente e os resultados apurados indicarão se há eventualidades ou não, para que haja recomendações em relatório final de fiscalização.
Bruna Aquino e Gizele Oliveira