Referência na área contábil, Nilda atua há 21 anos pela regulação forte, responsiva e proativa

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 25, 2024 as 13:31 | Voltar

 Mais da metade da carreira da contadora Nilda Ferreira Ribeiro de Carvalho é dedicada à regulação. Por duas décadas sua seriedade e competência têm servido ao equilíbrio e à prestação cada vez melhor dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul.

“São 41 anos dedicados à vida profissional marcados por muitas realizações, desafios e aprendizados. Na Carreira da Regulação são 21 anos”, ela conta com orgulho.

Nilda tem expertise em uma área que parece intrinsecamente ligada à atividade de regular.

Análise financeira, cálculo de tarifa, planejamento financeiro, avaliação de investimentos, auditoria e conformidade, transparência e prestação de contas são contribuições fundamentais de um profissional de contabilidade para a eficiência regulatória. Analista na Agência de Estadual de Regulação (AGEMS), Nilda já atuou levando essa competência a diferentes serviços, desde quando a regulação econômica era centralizada para todas as áreas, até se consolidar no saneamento.

Nilda Carvalho (1ª à direita na fileira da frente) durante audiência pública sobre revisão tarifária do transporte de passageiros à epoca da AGEPAN

“Após aprovação no concurso e posse, fui lotada na Gerência de Tarifas, a GETAR, que na época era a área responsável pela realização dos estudos tarifários, contábeis e econômico-financeiros dos serviços regulados. Ali tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com as servidoras Iara Marchioretto, Zaida Godoi e Rosirene Reggiori”, lembra, fazendo questão de destacar a equipe inteiramente feminina que dominava o setor e cujas integrantes continuam fazendo parte do quadro da AGEMS.

Graduada em Ciências Contábeis, especialista em Contabilidade Financeira e Auditoria, Especialista em Gestão Escolar e com MBA em Regulação, Nilda atuou no setor privado, e, no setor público, foi Analista de Controle Interno na Auditoria Geral do Estado antes de chegar à Agência.

Ao longo dos anos, teve a oportunidade de atuar especialmente na Regulação e Fiscalização de Saneamento Básico.  Foi Coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento (CATESA) e da Câmara de Regulação Econômica do Saneamento (CRES).

O amor ao trabalho que realiza com tanta competência permitiu compreender o que ela considera ser papel fundamental da AGEMS na vida do cidadão sul-mato-grossense.

“Não somente pelo fato de definir tarifas que assegurem a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços delegados, a qualidade do serviço prestado e a modicidade tarifária, mas a regulação como instrumento de garantia de dignidade da pessoa humana, de inclusão social, de desenvolvimento sustentável local e regional, e no fomento à inovação”.

Audiência Pública Virtual sobre inovação na revisão tarifária do Saneamento (Novembro/2021)

A experiência nas atividades fundamentais da regulação abriu espaço para uma grande responsabilidade quando a inovação bateu à porta, com novas normas nacionais de saneamento básico, avanços de Mato Grosso do Sul na universalização do esgotamento sanitário, e a evolução sobre como as agências fazem a gestão das informações dos prestadores de serviço.

Atualmente é a Coordenadora de Auditoria e Certificação, dentro do Projeto ACERTAR.

Executado no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor de Água -INTERÁGUAS, fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), o ACERTAR é hoje fundamental na atividade regulatória.

 Ele tem como objetivo a aplicação de procedimentos de auditoria e certificação das informações autodeclaradas pelos prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o SNIS.

 “O propósito é aprimorar os processos de gestão das informações geradas pelas empresas de saneamento, englobando dados das áreas comercial, operacional, contábil, fiscal, folha de pagamento, entre outros”.

Para a contadora, fazer parte do time de servidoras da AGEMS é um orgulho e um privilégio, pelos profissionais competentes que a Agência tem, “comprometidos, capacitados, humanizados e engajados nos projetos”.

“Mesmo diante dos desafios da regulação no Brasil, a AGEMS vem se destacando no cenário nacional e internacional, por meio de uma regulação forte, responsiva, proativa, com políticas regulatórias inovadoras que tendem a favorecer a instituição de parcerias entre o setor público e privado, para a viabilização de projetos de desenvolvimento para o nosso Estado”.

 

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.