Capacitação teórica e prática ministrada por Bombeiros simulou principais situações de risco dentro da Agência
Servidores da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, AGEMS, receberam nesta segunda-feira (28), treinamento como brigadistas em possíveis casos de incêndio e pânico dentro da Agência. Ministrada pelo Sargento Heliomar e o Tenente Lucas do Corpo de Bombeiros Militar, a capacitação teve palestra e simulação na prática.
O treinamento é parte do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) e tem o objetivo de preparar os funcionários e deixá-los aptos a agir em caso de incidente.
O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, afirma que o curso é de extrema importância para a própria proteção dos servidores, de seus colegas e dos cidadãos que frequentam a Agência de Regulação diariamente.
“Através da competência do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, nossos servidores tiveram um grande aprendizado hoje. Mais um conhecimento que será aplicado para ajudar outras vidas em casos de acidentes”, afirma Assis.
Contra incêndios
Os brigadistas aprenderam a definir procedimentos, identificar o material correto a utilizar de acordo com o tipo de incêndio, o manuseio de equipamentos (mangueira e extintores) de forma segura, as atitudes de evacuação para saída segura de pessoas e controle de pânico. Souberam, também, que a eventual atuação da brigada requer organização para trabalho em equipe e divisão de tarefas para gerenciamento, acionamento, evacuação e combate ao incêndio durante uma ocorrência.
Para a servidora Sandra Regina, o curso foi muito importante e de fácil compreensão tanto na teoria quanto na prática.
“Nós os brigadistas seremos responsáveis em ajudar nossos colegas em situação de caos, sempre mantendo a calma, porém sendo ágeis. O curso foi bastante simplificado, aprendemos todas as noções gerais e na prática como tudo funciona”, explica a servidora.
Essencial
O treinamento ofereceu aos servidores conhecimento para serem capazes de tomar as primeiras providências durante eventual ocorrência, até a chegada dos bombeiros. A programação incluiu o atendimento pré-hospitalar, também voltado para atitudes que qualquer cidadão pode adotar para socorro imediato a questões de saúde, até a chegada do socorro.
Fotos: Cleidiomar Barbosa