Uso consciente e economia: AGEMS e Energisa vão implementar lâmpadas de LED e instalação fotovoltaica no Camelódromo

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 20, 2022 as 10:57 | Voltar

Objetivo do programa é promover o uso eficiente da energia elétrica e gerar economia para todos

Com o propósito de incentivar o uso consciente da energia elétrica, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) conveniada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a Energisa, uma das concessionárias responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica no Estado, celebraram nesta terça-feira (30), a assinatura do contrato que viabiliza o programa de eficiência energética com a implementação de lâmpadas de LED no Camelódromo e instalação fotovoltaica.

O Centro Comercial Popular em Campo Grande, mais conhecido como Camelódromo, reúne centenas de boxes com os mais variados produtos e serviços. Ao todo, são 473 mini lojas e 16 salas adicionais. É um importante polo que movimenta a economia do município e atrai cerca de 5 mil pessoas todos os dias de segunda à sábado.

O objetivo é trazer impactos sociais e ambientais como a substituição de equipamentos antigos por equipamentos modernos e eficientes, além da conscientização quanto ao uso eficiente de energia e benefícios alcançados durante o período de vida útil dos equipamentos substituídos. Além disso, a instalação fotovoltaica - energia elétrica produzida a partir da luz solar - no Camelódromo trará aos associados economia na conta de energia no final do mês.

Para o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, essa é mais uma importante participação da Agência Reguladora, como uma das idealizadoras desse projeto no bem-estar da população. “Estamos trazendo energia de qualidade, energia limpa e barata, e tenho certeza que isso vai ajudar muito daqui para frente”, afirma Assis.

O diretor presidente da concessionária de energia, Marcelo Vinhaes, afirma que desenvolver esse projeto em um ambiente que é frequentado diariamente por centenas de pessoas e faz parte da história de Campo Grande, é participar do futuro da cidade.

“Modernizar esse espaço que está localizado na nossa principal avenida é uma contribuição que nos traz muita alegria, pois irá melhorar o atendimento a todos os clientes do Camelódromo, valorizando também a atividade econômica destes trabalhadores que se esforçam no dia a dia para fugir da crise e conquistarem seu lugar”, finaliza Vinhaes.

Eficiência Energética (PEE)
O programa de eficiência energética é implementado pelas distribuidoras de energia elétrica, regulado e fiscalizado pela ANEEL. Dessa forma, as concessionárias de distribuição são obrigadas a destinar anualmente 0,5% da sua receita operacional líquida (ROL) em projetos de eficiência energética, com o objetivo de estimular o uso racional de energia elétrica.

O objetivo é um só: promover o uso eficiente da energia em todos os setores da economia. Para tanto, concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico, conforme disposto na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000.

O diretor de Energia e Gás da AGEMS, Valter Almeida, destaca que a iniciativa têm grande relevância, pois atende de forma ampla os princípios do programa, que é a promover a eficiência e economia no uso da energia, beneficiando todos os associados e também trazendo melhorias aos usuários e consumidores, que terão disponível um ambiente mais confortável e adequado para suas compras.

“A AGEMS inclusive, como Agência Estadual conveniada com a ANEEL, periodicamente avalia a integridade e a conformidade financeira dos projetos de eficiência energética realizados pelas distribuidoras que atuam no Estado”, pontua Almeida.

Presidente da Associação de vendedores ambulantes, Narciso Soares, ressalta que, com o programa, todos os associados e a população que frequenta o Camelódromo, terão economia e mais segurança para trabalhar.

Atividades previstas
A previsão de execução dos serviços e início da obra é de outubro a dezembro deste ano em todo o Camelódromo de Campo Grande. O Projeto contempla toda área interna e externa do imóvel, ou seja: desde as áreas comuns, todos os 473 boxes , além de banheiros, corredores e salas adicionais.

As obras também incluem as instalações e sistema de iluminação: avaliação do sistema de condicionamento ambiental (Aparelhos de Ar condicionado), aquisição de materiais e equipamentos necessários, execução das obras, retirada e descarte correto dos materiais substituídos, acompanhamento, treinamento e avaliação final dos resultados.

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.