Agepan aprimora mecanismos de fiscalização do saneamento básico

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 22, 2018 as 12:55 | Voltar

 Campo Grande (MS) – Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), Mato Grosso do Sul registra avanços nos projetos de regulamentação e inovação para fiscalizar a prestação dos serviços que levam água de qualidade e tratamento de esgoto à maioria dos cidadãos do estado. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan, depois de estabelecer o arcabouço regulatório para o setor de saneamento no Estado,  entra na fase de testes dos novos instrumentos criados no decorrer do ano de 2017 para a regulação do setor.

Cinco portarias normativas já foram publicadas – sobre as condições gerais,  o novo modelo do Contrato de Adesão, os procedimentos de fiscalização, a celebração de contratos especiais com grandes usuários, e sobre as penalidades aplicáveis aos prestadores de serviços.

“Os normativos encontram-se aptos a surtirem efeitos. O prazo para adequação dos novos regramentos já foi cumprido”, destaca a diretora de Saneamento Básico, Marilúcia Sandim.

A Portaria nº 149, específica sobre os procedimentos de fiscalização, foi aplicada em campo em 61 dos 68 municípios regulados pela Agepan. Os técnicos puderam verificar a aplicação prática desse novo normativo, além de conferir as condições dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário e identificar eventuais irregularidades.

Como resultado dessas fiscalizações, estão em fase de elaboração os Relatórios de Fiscalização Programada, que englobam tanto a parte técnico-operacional, quanto a área econômico-financeira. Quatorze municípios visitados já têm seus relatórios prontos e encaminhados ao prestador dos serviços de saneamento para conhecimento e estão prestes a serem disponibilizados à população por meio do site da Agepan.

Novas Tecnologias

Além dos normativos e estudos para o estabelecimento dos novos modelos de Governança & Transparência e Participação & Controle Social, uma nova ferramenta de Tecnologia de Informação foi desenvolvida. A equipe técnica tem trabalhado nos preparativos para implantação do Sistema de Informação (SI), que terá a função de organizar as informações afim de agilizar o processo de coleta, armazenamento e análise de dados.

A partir das informações coletadas e analisadas, e com os indicadores gerados e publicados, a sociedade poderá ter maior conhecimento das atividades e serviços prestados pela Agência e de como está o desempenho do prestador de serviço de saneamento.

Gizele Oliveira e Janaína Alves 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.